REGULAMENTO

1. Condições Gerais

A edição 2020/21 do Concurso de Matemática Pangea destina-se a alunos do 3º ao 10º ano de escolaridade.

A inscrição tem o valor simbólico de 2€ por aluno, com o intuito de tornar o Concurso auto-sustentável.

O Concurso de Matemática Pangea possui dois centros localizados em Lisboa e no Porto. As escolas afetas às DSR Norte e Centro participam no centro pangea do Norte (Porto). As escolas afetas às DSR Lisboa, Algarve e Alentejo participam no centro pangea do SUL (Lisboa).

Ao efetuar a inscrição, consideram-se automaticamente aceites os termos do presente regulamento e, em particular, autoriza-se o Concurso de Matemática Pangea a:

– divulgar os resultados das provas (incluindo nomes de professores e escolas e primeiro e último nomes dos alunos) e respetivas estatísticas;

– publicar na página web do Concurso fotografias e vídeos realizados no âmbito do mesmo.

2. As Provas

Os enunciados das provas e as respetivas grelhas de resposta são elaborados pela Equipa Pedagógica e revistos pela Comissão Científica do Concurso.

Para garantir a equidade dos resultados, a avaliação é feita de forma anónima pelo sistema de correção automática Edubox desenvolvido pela Universidade de Aveiro. Os resultados são comunicados por via eletrónica a cada professor.

3. A Primeira Fase

3.1.1 Modalidade 1: DIGITAL, NAS ESCOLAS, EM COMPUTADOR COM LIGAÇÃO A INTERNET

A prova será realizada em formato digital. Cada aluno terá as suas credenciais de acesso. Os professores e a escola devem facilitar/prover os meios informáticos para a realização da prova.
No dia da realização da prova, cada professor é responsável pela distribuição dos alunos nas salas de informática da escola, pela comunicação das instruções de realização e pela supervisão geral da mesma.
3.1.2 Modalidade 2: EM PAPEL, NAS ESCOLAS
A prova será realizada em formato papel. Os professores responsáveis e a escola devem solicitar ao Concurso com pelo menos uma semana de antecedência as provas em formato pdf.
No dia da realização da prova, cada professor é responsável pela distribuição dos alunos nas salas, pela comunicação das instruções de realização e pela supervisão geral da mesma.
Os professores devem introduzir as respostas na plataforma e a correção será automática através da plataforma.

3.2 Estrutura da prova

A prova consiste na realização de um teste individual com 20 perguntas de escolha múltipla. O nível de dificuldade do teste é crescente, de acordo com a seguinte tabela:

Nível de dificuldade

Número de perguntas Cotação do nível

1

4

4

2

4

8

3

4

12

4

4

16

5

4

20

TOTAL

20

60

O tempo de realização da prova é 1 hora. Não é permitido o uso de suportes escritos, máquinas de calcular, ou quaisquer sistemas de comunicação móvel.

A prova em formato digital é automaticamente avaliada pelo sistema de avaliação Edubox. Uma vez submetida, não é possível recuperar a informação e a prova é automaticamente avaliada.

Quer em papel quer em formato digital, cada professor deverá verificar que a prova está bem preenchida e que o aluno tem a certeza de submeter o formulário (digital) ou entregar a prova (papel).

4. A Segunda Fase

No seguimento do Referêncial para as escolas sobre o controlo da transmissão de COVID-19 em contexto escolar e da situação epidemiológica em Portugal, e antecipando os diferentes cenários que possam surgir, este artigo do presente regulamento pode vir a ser atualizado com frequência.

Caso a situação epidemiológica se mantiver como neste início do ano letivo outubro de 2020, com mais de 1.000 contagios por dia, as modalidades serão mantidas como aparecem.

(Atualizado dia 05/05/2021)

4.1.1 PRESENCIAL NAS ESCOLAS, EM COMPUTADOR COM LIGAÇÃO A INTERNET

No mesmo día em todo o país. A prova será realizada em formato digital. Cada aluno terá as suas credenciais de acesso. Os professores e a escola devem facilitar/prover os meios informáticos para a realização da prova.
No dia da realização da prova, cada professor é responsável pela distribuição dos alunos nas salas de informática da escola, pela comunicação das instruções de realização e pela supervisão geral da mesma.

4.2 Critérios de apuramento (atualizado)

Os alunos participantes na 1ª fase do Concurso serão ordenados por ordem decrescente da classificação obtida, desde que não nula, sendo apurados para a 2ª fase do Concurso:

– os primeiros 100 alunos de cada ano de escolaridade a nível nacional.

Em caso de empate na classificação mais baixa dessa ordenação, todos os alunos com essa mesma classificação serão admitidos à 2ª fase. Os resultados serão disponibilizados na plataforma de cada professor.

4.3 Estrutura da prova de 2ª fase

A prova de 2ª fase tem a duração de 1 hora e consiste na realização de um teste individual com 15 perguntas de escolha múltipla. O nível de dificuldade do teste é crescente, de acordo com a seguinte tabela:

Nível de dificuldade

Número de perguntas

Cotação do nível

3

5

15

4

5

20

5

5

25

TOTAL

15

60

5. Vencedores

5.1 Critério de apuramento (Atualizado dia 05/05/2021)

Os alunos participantes na 2ª fase do Concurso serão ordenados por ordem decrescente da classificação obtida, desde que não nula, sendo considerados vencedores:

– os primeiros 10 alunos de cada ano de escolaridade à nível NACIONAL.

Em caso de empate, o fator de desempate, para os classificados nos primeiros 10 lugares, será o melhor tempo de realização da 2.ª prova.

5.2 Comunicação dos Resultados

A comunicação de todos os resultados é feita unicamente aos professores. Só serão publicados os nomes dos primeiros dez alunos a nível NACIONAL. Os Encarregados de Educação devem dirigir-se aos professores responsáveis pelas inscrições para saber os restantes resultados. Podem também descarregar a App do Concurso e utilizar as credenciais que lhes foram fornecidas aos alunos para a 1ª prova.

https://itunes.apple.com/pt/app/pangea/id1092593482?mt=8

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.edubox.pangea

5.2. Prémios para os melhores 10 classificados

Os três primeiros alunos classificados de cada ano, à nível nacional, receberão medalhas e prémios em dinheiro conforme está estabelecido no nosso site. Os restantes 7 melhores alunos receberão medalha de participação.

Poderão assistir à Cerimónia mais alunos e professores, sempre que façam a marcação dos lugares para os contactos do Concurso.

Caso as condições o permitam, poderão as escolas e/ou os professores receber alguma distinção.

5.2.1 Pagamento dos Prémios

Os premiados têm 30 dias para reclamar o prémio à organização: deverão enviar um e-mail com os dados para pagamento a través de transferência bancária (Nome do Titular da Conta – Nº de NIB – Nome do Banco – Montante do Prémio – Nome e ano escolar do aluno premiado e nome da escola).

A organização do Concurso reserva-se o direito de transferir o dinheiro quando lhe seja conveniente, sem ultrapassar o dia 31 de dezembro do ano em curso, salvo exceções que possam surgir no decorrer dos acontecimentos e que serão devidamente informadas aos premiados.