Perguntas Frequentes

 

Perguntas muito difíceis!  Perguntas muito simples!

O Concurso de Matemática Pangea não é uma competição apenas para os melhores matemáticos mas para todos os alunos que demonstram interesse neste ramo da ciência. O facto de estarem presentes todos os níveis de dificuldade nas provas Pangea mas que mais da metade das provas seja de resolução fácil reflecte o caráter do concurso.

O Concurso de Matemática Pangea não incentiva as crianças a memorizar, incentiva-as a usar as suas próprias ideias e a sua lógica, promovendo a resolução dos problemas apresentados de forma natural, lúdica e sem estrese.

Mesmo que haja outros concursos de matemática…?

O concurso Pangea não tem como objetivo competir, trata-se antes de um complemento de outros concursos já existentes. Pretende motivar para a matemática (não há seleção especial, é para todos), através do reconhecimento (prémios, diplomas, medalhas, etc.), das provas (estruturadas de forma a que todos consigam resolver mais da metade do teste), do convivio entre as esoclas, professores e alunos, etc. A sua dimensão internacional é também outra das mais-valias do Concurso de Matemática Pangea, pois tem lugar em diferentes países da Europa.

Os concursos de matemática dão muito trabalho!

Compreendemos que os professores e formadores já têm bastante trabalho com o programa de ensino anual, e que muito trabalho em projetos extra como num concurso de matemática seja difícil. O conceito que subjaz ao concurso Pangea consiste precisamente num ganho de tempo em comparação com outros concursos: com um simples registo na internet, fica à disposição do professor todo o suporte organizacional, além de uma avaliação rápida e de um acompanhamento diligente.  Os resultados são anunciados através da internet.

Que acontece se a data limite da inscrição for ultrapassada? Ainda consigo inscrever os meus alunos?

Sim. A diferença recai em que receberá as provas via correio electrónico (e-mail) em formato pdf e deverá a Escola ser responsável pela impressão das mesmas.

Como devo fazer a inscrição?

Só é aceite em formato Excell como se descreve a continuação:

Como deve ser preenchida a folha de resposta?

Por favor, siga o exemplo:

Como sabemos os resultados?

Os resultados bem como todas as informações relevantes do concurso são diariamente publicadas na página web do concurso: http://www.concurso-de-pangea.com.pt/

Os professores cujos alunos passaram para a 2ª fase serão contactados sobre a data, o local e o horário de realização da 2ª fase.

Quem prepara as provas?

As perguntas dos testes têm várias origens: bibliografia específica, todos os professores que participam podem enviar perguntas, etc.

Logo após reuinir as perguntas necessárias, as provas são estruturadas e adaptadas a cada ano de escolaridade por un grupo de professores da área.

Por último, os testes são revisados e é feito o “controlo de qualidade” por parte várias instituições que se reunem na conmissão científica do concurso: universidades, sindicatos de professores, etc.

Assim, garantimos a participação de todos a través da construcção colaborativa das provas mas também certificamos a qualidade das mesmas.

Posso colaborar com o concurso?

Claro que sim! Toda colaboração é bem-vinda! Se é professor, pode enviar-nos perguntas de diferentes níveis de dificuldade para: perguntas.pangea@gmail.com. Pode também participar na elaboração das provas ou na revisão das mesmas. Envie-nos um e-mail! Se é aluno, encarregado de educação ou público em geral envie-nos a sua sugestão, comentário, opinião, dúvida para: informacoes.pangea@gmail.com